Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Dxmar (274)

tojose1 (126)

p.rodrigues (112)

espadashare23 (110)

dnice (109)

bitsat (81)

rumoao36 (75)

pedro2121 (67)

MJ (59)

servidor (50)

Dezembro 2016
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Login

Esqueci minha senha

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Flag Counter

Script para contornar Apagão do CS

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Script para contornar Apagão do CS

Mensagem  samuelbernardo em Ter 23 Jun 2015 - 14:05

@bitsat escreveu:Viva,

Sendo assim, se os cortes têm a ver com "traffic shaping" a nível de QoS, porque é que existem relatos que as VPN resolvem o problema?
Será que o tráfego do túnel VPN fica fora do "traffic shaping" por este serviço correr em portas abaixo de 1024?

No caso do OpenVPN, em vez de ser abaixo da 1024, usa uma porta em UDP em vez de TCP, mas que está associado a um servico prioritário. No entanto ser for uma implementacao de VPN usando OpenSSH estará a usar a porta 22.
A VPN implica comunicacao sobre um tunel para aceder a uma rede privada e pode ser implementada a 2 níveis:
- com encriptacao do trafego usando IPsec (caso de acesso a uma rede empresarial)
- com tunel encriptado usando OpenSSH ou OpenVPN (solucao vulgarmente utilizada quando se pretende comunicacao privada sobre internet)

A solucao VPN habitualmente referida usa o OpenVPN que utiliza o OpenSSL para encriptar tráfego e gerar as cifras para autenticacão. A porta utilizada pelo VPN é a 1194 mas sobre UDP.
Todos os protocolos de CS funcionam sobre TCP e a solucao de espelhamento faz NAT para a porta indicada, independente ser TCP ou UDP.
O QoS noz ISP é mais complicado para o controlo do flow UDP, razao pela qual esse protocolo comecou a ser utilizado por clientes de torrents. Este tende também a ser mais eficiente onde a perda de pacotes não seja um problema.
A porta default de um servico como VPN em UDP será também considerado prioritário nas regras de traffic shapping (regras de controlo de largura de banda), tendo em conta ser um servico necessario garantirem para comunicacao com as redes privadas.

Estas sao algumas razoes que justificam o caso particular do VPN funcionar mesmo noz picos. No entanto trata-se de uma solucão que usa tecnologias bem mais complexas para resolver um problema que tudo indica ser bem mais simples.
Na altura que relataram os apagoes usei esta solucao que funcionou sem problemas.

samuelbernardo

Score : 4892
Reputação : 40

Ver perfil do usuário

Mensagem  bitsat em Ter 23 Jun 2015 - 14:44

Viva,

Em relação aos túneis SSH na porta 22 e TCP achas que fica também fora do "traffic shaping"? Esta seria uma solução mais simples de implementar do que um túnel VPN no caso em que só queremos ter uma linha C da box à vps.

bitsat
Gold
Gold

Score : 6004
Reputação : 250

Ver perfil do usuário

Mensagem  samuelbernardo em Qua 24 Jun 2015 - 1:18

Em relação aos túneis SSH na porta 22 e TCP achas que fica também fora do "traffic shaping"? Esta seria uma solução mais simples de implementar do que um túnel VPN no caso em que só queremos ter uma linha C da box à vps.

Sim, com ssh na porta 22 funciona garantidamente.

No entanto é indiferente ter tunel ssh na porta 22 ou o espelhamento da porta do cccam na porta 22. As regras QoS sao definidas para garantir prioridade aquando do congestionamento.
Para deixar uma menemónica visual considere-se o QoS como o polícia sinaleiro num cruzamento e as portas como as várias vias que se cruzam. Quando existe engarrafamento no trânsito o polícia vai dar prioridade à via cujo tráfego é prioritário mandando parar as outras até o tráfego da principal ter escoado.
O polícia sinaleiro está demasiado ocupado para mandar parar um carro (carro <-> pacote) e verificar se este se encontra a circular como esperado. Portanto o facto de se colocar vidros escuros e de se ter veículo com matrícula diplomática (o equivalente a estar a encriptar os dados dentro do pacote) nao acrescenta prioridade em relacão ao polícia sinaleiro no cruzamento.
Para colocarmos um grupo de batedores a abrir caminho para o carro passar pelo cruzamento entao temos solucoes com IPsec. Com IPsec tem-se o pacote original encriptado (tunel com protocolo ESP), impedindo que o QoS funcione como esperado para os casos descritos.
O IPsec é mais complexo para colocar em funcionamento do que a solucao com VPN ou SSH. Relativamente ao VPN que necessita apenas de um nó a funcionar como servidor, no IPsec tunnel mode é necessário ter 2 nós a funcionar como IPsec gateway (onde os pacotes são encriptados). No caso de se ter 2 PCs como ipsec gateway é perfeitamente aceitável, mas se o gateway tiver de ser uma box ou outros dispositivos com alguma limitacao é de todo importante evitar solucoes como VPN ou IPsec.

A solucao de mirroring que apresentei nesta thread também funciona em box linux.

samuelbernardo

Ver perfil do usuário

Mensagem  bitsat em Qua 24 Jun 2015 - 10:29

@samuelbernardo escreveu:

Sim, com ssh na porta 22 funciona garantidamente.

No entanto é indiferente ter tunel ssh na porta 22 ou o espelhamento da porta do cccam na porta 22. As regras QoS sao definidas para garantir prioridade aquando do congestionamento.
Para deixar uma menemónica visual considere-se o QoS como o polícia sinaleiro num cruzamento e as portas como as várias vias que se cruzam. Quando existe engarrafamento no trânsito o polícia vai dar prioridade à via cujo tráfego é prioritário mandando parar as outras até o tráfego da principal ter escoado.
O polícia sinaleiro está demasiado ocupado para mandar parar um carro (carro <-> pacote) e verificar se este se encontra a circular como esperado. Portanto o facto de se colocar vidros escuros e de se ter veículo com matrícula diplomática (o equivalente a estar a encriptar os dados dentro do pacote) nao acrescenta prioridade em relacão ao polícia sinaleiro no cruzamento.
Para colocarmos um grupo de batedores a abrir caminho para o carro passar pelo cruzamento entao temos solucoes com IPsec. Com IPsec tem-se o pacote original encriptado (tunel com protocolo ESP), impedindo que o QoS funcione como esperado para os casos descritos.
O IPsec é mais complexo para colocar em funcionamento do que a solucao com VPN ou SSH. Relativamente ao VPN que necessita apenas de um nó a funcionar como servidor, no IPsec tunnel mode é necessário ter 2 nós a funcionar como IPsec gateway (onde os pacotes são encriptados). No caso de se ter 2 PCs como ipsec gateway é perfeitamente aceitável, mas se o gateway tiver de ser uma box ou outros dispositivos com alguma limitacao é de todo importante evitar solucoes como VPN ou IPsec.

A solucao de mirroring que apresentei nesta thread também funciona em box linux.

Muito bem e compreendido. O que queria aqui esclarecer é que se juntarmos o facto da porta 22 ser "prioritária" e também ser encriptada (via túnel SSH), resolvemos dois problemas de uma forma relativamente simples.

bitsat
Gold
Gold

Ver perfil do usuário

varias portas

Mensagem  simoesar em Qua 24 Jun 2015 - 20:47

Boas malta.
Então segundo este procedimento temos que efectuar o redirecionamento de todas as portas que estamos a receber?

imaginemos o seguinte.
Eu tenho o meu server na porta 12000 e tenho 2 clientes em 12000 e mais um em 13000 e outro em 14000 e por ai fora.

Ao fazermos o redirecionameto da porta 12000 para a 25 esta "supostamente" fica "salva" e as restantes?

Ou segundo este procedimento é so para o servidor?

cumps

simoesar

Score : 2897
Reputação : 20

Ver perfil do usuário

Mensagem  z3u5 em Qui 25 Jun 2015 - 11:19

e se eu tenho uma box que so recebo uma C que no servidor VPS e está por ex. na porta 12345
e na box o server esta OFF no cccam ou seja so recebe mesmo... como faço para nao ser bloqueado?

z3u5

Score : 2679
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  max-men em Sab 27 Jun 2015 - 10:13

Boas a todos,

Antes de mais parabéns ao autor deste tópico, pelo trabalho e partilha do mesmo!

Tenho um raspbery com oscam em que lá estão as minhas trocas. Tenho 3 portas abertas redirecionadas para ele, a porta de partilha de clines 15000 , a porta da webinfo XXXXX e outra para aceder com o filezila.

Ao meter este ficheiro na pasta root e executando os comandos, imaginemos que escolho a porta 25 (que não estou a usar para nada), terei de no router abrir também a porta 25 para o ip do raspbery? Ficaria a conseguir, então pelo que percebi, usar as duas portas na mesma linha (C: dns 15000 user pass OU C: dns 25 user pass)? Após este script, a porta 25 iria ser redirecionadas pelo próprio oscam para a 15000 correto?

E para terminar , porque não sou nenhum expert, não é possível nas configurações do oscam trocar a porta do cccam da 15000 para a 25? Ou aqui não se pode trabalhar com portas tão baixas? Pode ser uma pergunta ignorante, mas tenho essa dúvida Smile

Outra dúvida e pegando neste exemplo
@bitsat escreveu:Muito bem e compreendido. O que queria aqui esclarecer é que se juntarmos o facto da porta 22 ser "prioritária" e também ser encriptada (via túnel SSH), resolvemos dois problemas de uma forma relativamente simples.

Eu já tenho essa porta aberta para o raspberry, se eu utilizar este script e configurar com a porta 22, esta vai funcionar das duas maneiras? Consigo ligar-me na mesma por sftp e conectar a Cline?

Aguardo uma ajuda dos entendidos Smile

Cps

max-men

Score : 3390
Reputação : 70

Ver perfil do usuário

Mensagem  bitsat em Sab 27 Jun 2015 - 15:15

@max-men escreveu:Boas a todos,

Antes de mais parabéns ao autor deste tópico, pelo trabalho e partilha do mesmo!

Tenho um raspbery com oscam em que lá estão as minhas trocas. Tenho 3 portas abertas redirecionadas para ele, a porta de partilha de clines 15000 , a porta da webinfo XXXXX e outra para aceder com o filezila.

Ao meter este ficheiro na pasta root e executando os comandos, imaginemos que escolho a porta 25 (que não estou a usar para nada), terei de no router abrir também a porta 25 para o ip do raspbery? Ficaria a conseguir, então pelo que percebi, usar as duas portas na mesma linha (C: dns 15000 user pass OU C: dns 25 user pass)? Após este script, a porta 25 iria ser redirecionadas pelo próprio oscam para a 15000 correto?

E para terminar , porque não sou nenhum expert, não é possível nas configurações do oscam trocar a porta do cccam da 15000 para a 25? Ou aqui não se pode trabalhar com portas tão baixas? Pode ser uma pergunta ignorante, mas tenho essa dúvida Smile

Outra dúvida e pegando neste exemplo
@bitsat escreveu:Muito bem e compreendido. O que queria aqui esclarecer é que se juntarmos o facto da porta 22 ser "prioritária" e também ser encriptada (via túnel SSH), resolvemos dois problemas de uma forma relativamente simples.

Eu já tenho essa porta aberta para o raspberry, se eu utilizar este script e configurar com a porta 22, esta vai funcionar das duas maneiras? Consigo ligar-me na mesma por sftp e conectar a Cline?

Aguardo uma ajuda dos entendidos Smile

Cps

Viva,

1. Correndo o risco de estar a fazer má interpretação do teu problema, o que me parece é que nem precisas deste script, isto porque, o teu raspberry já esta atrás do teu router, logo, no teu router podes adicionar um "port-fowarding" / reencaminhamento de portas, deste a 25 para a 15000, ou seja, recebes ligações na porta 25 de fora, e o teu router, vai reencaminhar para a porta 15000 do teu raspberry. Neste momento já tens de ter uma regra de reencaminhamento de 15000 para 15000, certo? É só trocar de 25 para 15000, ou então, poderás manter as duas regras.

2. Sim Smile Montado o túnel em cima da porta 22, podes depois indicar qual a porta origem e destino que pretendes. Espreita o outro tópico que criei - Como criar um túnel SSH.

bitsat
Gold
Gold

Ver perfil do usuário

Mensagem  chakall em Ter 30 Jun 2015 - 18:18

boas para já tiro o chapéu pelo poste em questão
uma duvida tenho que abrir porta 22 no ruter ja tennho uma em 10000

chakall
Bronze
Bronze

Score : 5735

Ver perfil do usuário

Mensagem  bitsat em Qui 2 Jul 2015 - 16:48

@chakall escreveu:boas para já tiro o chapéu pelo poste em questão
uma duvida tenho que abrir porta 22 no ruter ja tennho uma em 10000

Viva, mas o que é que queres fazer concretamente?
Se pretendes ter acesso por SSH à box, então sim, tens de fazer isso para a porta 22.

bitsat
Gold
Gold

Ver perfil do usuário

Mensagem  chakall em Qui 2 Jul 2015 - 17:03

boas a minha questão e para o cs se tenho que abrir portas ou fica a que esta exp. 9001
o script activa aut, ou como activo

chakall
Bronze
Bronze

Score : 5735

Ver perfil do usuário

Mensagem  bitsat em Sex 3 Jul 2015 - 9:50

@chakall escreveu:boas a minha questão e para o cs se tenho que abrir portas ou fica a que esta exp. 9001
o script activa aut, ou como activo

Sim, deverás abrir uma porta no router para permitir a entrada de tráfego por essa porta redirecionada (na box), embora, em teoria, possas fazer no router o "port-fowarding" diretamente para a porta 15000, sem necessidade de utilizar esse script.

bitsat
Gold
Gold

Ver perfil do usuário

Mensagem  gaspardb em Sab 11 Jul 2015 - 23:54

por exemplo eu fiz

port_redirect redirect 12000 25
para voltar ao normal é só fazer?

port_redirect redirect 12000 12000

ou usa-se este comando

port_redirect clean

gaspardb

Score : 4234

Ver perfil do usuário

Mensagem  jonypaulo28 em Dom 19 Jul 2015 - 1:19

boas. coloquei tudo a bombar
mas quando faço reboot ao server, a box ja nao abre com a porta que redirecionei.
sabem o que possa se tratar?

jonypaulo28

Score : 5666

Ver perfil do usuário

obrigado cinco estrelas

Mensagem  tarzam em Qui 23 Jul 2015 - 8:47

olha não entendo nada disto mas que resulta resulta testa
abres WinSCP vais a root/etc/rc.local abres o rc.local e metes isto~
no fim do que lá tens

sleep 30 #amigo é um exemplo podes por menos tempo no sleep assim esperas menos tempo espera pelo tempo depois arranca

metes assim
#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.
/usr/local/bin/multics.x64 -C /var/etc/multics.cfg -b # este é o meu o teu pode ser diferente aqui fica como tens
sleep 30 # aqui como metes podes por menos tempo assim esperas menos para arrancar
/usr/sbin/port_redirect clean
sleep 30
/usr/sbin/port_redirect redirect 12000 25
exit 0

tarzam

Score : 5951

Ver perfil do usuário

VPS .com cccam

Mensagem  antmsil em Qua 29 Jul 2015 - 23:27

boas noites...
tenho um Vps ubunto que uso para partilhar por uma duzia de familiares.
tenho tantado instalar o script , mas da sempre erro,(erro esse ja aqui referido)será que os procedimentos aqui exposto são apenas para VPS com MULTS ...Obrigada

antmsil

Score : 3418

Ver perfil do usuário

script para contornar apagão

Mensagem  antmsil em Qui 30 Jul 2015 - 12:26

obrigada a todos mas ja consegui...
bastou ler e executar tudo com mais cuidado

antmsil

Score : 3418

Ver perfil do usuário

redirecionar para porta UDP

Mensagem  CLnewCS em Dom 23 Ago 2015 - 2:56

@samuelbernardo escreveu:

Sendo assim, se os cortes têm a ver com "traffic shaping" a nível de QoS, porque é que existem relatos que as VPN resolvem o problema?
Será que o tráfego do túnel VPN fica fora do "traffic shaping" por este serviço correr em portas abaixo de 1024?

No caso do OpenVPN, em vez de ser abaixo da 1024, usa uma porta em UDP em vez de TCP, mas que está associado a um servico prioritário. No entanto ser for uma implementacao de VPN usando OpenSSH estará a usar a porta 22.
A VPN implica comunicacao sobre um tunel para aceder a uma rede privada e pode ser implementada a 2 níveis:
- com encriptacao do trafego usando IPsec (caso de acesso a uma rede empresarial)
- com tunel encriptado usando OpenSSH ou OpenVPN (solucao vulgarmente utilizada quando se pretende comunicacao privada sobre internet)

A solucao VPN habitualmente referida usa o OpenVPN que utiliza o OpenSSL para encriptar tráfego e gerar as cifras para autenticacão. A porta utilizada pelo VPN é a 1194 mas sobre UDP.
Todos os protocolos de CS funcionam sobre TCP e a solucao de espelhamento faz NAT para a porta indicada, independente ser TCP ou UDP.
O QoS noz ISP é mais complicado para o controlo do flow UDP, razao pela qual esse protocolo comecou a ser utilizado por clientes de torrents. Este tende também a ser mais eficiente onde a perda de pacotes não seja um problema.
A porta default de um servico como VPN em UDP será também considerado prioritário nas regras de traffic shapping (regras de controlo de largura de banda), tendo em conta ser um servico necessario garantirem para comunicacao com as redes privadas.

Estas sao algumas razoes que justificam o caso particular do VPN funcionar mesmo noz picos. No entanto trata-se de uma solucão que usa tecnologias bem mais complexas para resolver um problema que tudo indica ser bem mais simples.
Na altura que relataram os apagoes usei esta solucao que funcionou sem problemas.

Obrigado pela partilha ao criador
Funciona tudo 5*****, no entanto tenho uma duvida as postas a redirecionar sao TCP se quizer UDP como poderia fazer, quais os comandos

Obrigado

CLnewCS
Bronze
Bronze

Score : 6884
Reputação : 80

Ver perfil do usuário

Mensagem  arlemnes em Seg 24 Ago 2015 - 13:26

Ainda não testei, mas obrigado pela partilha.

arlemnes

Score : 2392

Ver perfil do usuário

Mensagem  avense em Seg 31 Ago 2015 - 14:14

Sempre utilizei openvpn e pptp(este menos seguro) e por enquanto 0 problemas.........

E dps existe 1 erro nem todos os emuladores cs usam o protocolo tcp,quem anda nisto á bastante tempo sabe.............

avense
Bronze
Bronze

Score : 2636
Reputação : 30

Ver perfil do usuário

Mensagem  samuelbernardo em Sab 10 Out 2015 - 22:04

@avense escreveu:Sempre utilizei openvpn e pptp(este menos seguro) e por enquanto 0 problemas.........

E dps existe 1 erro nem todos os emuladores cs usam o protocolo tcp,quem anda nisto á bastante tempo sabe.............

Esta solucao é exactamente para esses casos.
O script permite trabalhar com qualquer que seja o protocolo e bem mais simples que openvpn ou pptp. Depois, tanto openvpn e pptp, usam tcp e/ou udp, motivo pelo qual nao entendo o comentario.
Quando refere emuladores que nao usam tcp, vao usar outro protocolo de transporte que para o caso so vejo udp.
O reencaminhamento tb funciona para udp.

Relativamente a dizer que openvpn é mais seguro que pptp, parece-me se tratar de outro pormenor a precisar de esclarecimento, tendo em conta o seu contexto ser completamente distinto...

PPTP é protocolo ao nível da camada de aplicacão que apresenta uma abordagem para criacao de redes privadas, que funciona sobre tcp e que usa gre para o encapsulamento dos pacotes necessario para a criacao do tunel (rede privada). Este é um protocolo base para criacao de tuneis privados, motivo pelo qual deixa a encriptacao e autenticacao ser resolvido por outros protocolos ou aplicacoes que o utilizem.
A ma fama do PPTP vem da implementacao efectuada pela Microsoft MPPE, que usa MS-CHAP para autenticacao e RC4 para encriptacao do canal, ambos com falhas de seguranca bem conhecidas.

OpenVPN é uma aplicacao que permite efectuar a criacao de tuneis seguros ponto a ponto e que utiliza varios protocolos. OpenVPN pode funcionar sobre tcp ou udp e usa uma implementacao de TLS para encriptacao dos canais de dados e controlo. Este permite varios mecanismos de autenticacao, desde chaves partilhadas, certificados, até à menos segura que é autenticacão por password.

Por isso é que deixo a nota que estar a misturar PPTP com OpenVPN fica um pouco fora de contexto. Será melhor compararmos por exemplo OpenVPN com IPsec, na medida que o primeiro funciona ao nivel da camada de aplicacao e o segundo por cima de IP.
O IPsec é mais abrangente na medida que pode funcionar como mecanismo de transporte ou tunel (VPN), mas por ser mais baixo nivel tem a limitacao de depender da configuracao de quem gere a infraestrutura de rede. Por outro lado OpenVPN é a solucao para a internet na medida que nao tem qualquer dependencia com configuracao da infraestrutura de rede, apenas tem de se ter aplicacao em ambos os hosts para se definir a VPN.

Última edição por samuelbernardo em Sab 10 Out 2015 - 22:30, editado 1 vez(es)

samuelbernardo

Ver perfil do usuário

Mensagem  samuelbernardo em Sab 10 Out 2015 - 22:10

@CLnewCS escreveu:
Obrigado pela partilha ao criador
Funciona tudo 5*****, no entanto tenho uma duvida as postas a redirecionar sao TCP se quizer UDP como poderia fazer, quais os comandos

Obrigado

Neste momento o script so esta a criar regras para TCP, mas posso adicionar o UDP.
Depois deixo a informacao no post inicial quando efectuar o update.

samuelbernardo

Ver perfil do usuário

Preciso comprar linha

Mensagem  asmonteiro em Dom 17 Jan 2016 - 0:51

@torocha escreveu:No caso de ter apenas linha c o procedimento é o mesmo?

Vi que vc tem linha gostaria de comprar linhas escuro.

asmonteiro

Score : 1665

Ver perfil do usuário

fica a informação

Mensagem  myraspxbmc em Sex 22 Abr 2016 - 11:35

Sample OpenVPN 2.0 configuration files
sample-config-files/server.conf

# Which TCP/UDP port should OpenVPN listen on?
# If you want to run multiple OpenVPN instances
# on the same machine, use a different port
# number for each one.  You will need to
# open up this port on your firewall.
port 1194

# TCP or UDP server?
;proto tcp
proto udp

myraspxbmc

Score : 1490

Ver perfil do usuário